1. Assinale a opção que corresponde a erro gramatical ou de grafia de palavra inserido no texto.
A manutenção dos empregos é um atestado de que(1) os agentes econômicos, embora(2) assustados com as repecurssões(3) da crise nos países mais desenvolvidos, não perderam a confiança na economia brasileira. Não foi sem motivo. Graças aos sinais emitidos pelo próprio governo de que a crise seria encarada sem abalos na estrutura do combate à(4) inflação, no câmbio flutuante e com o menor sacrifício possível da política de superávits primários, já se sabia que a economia brasileira teria condições inéditas de escapar dos piores efeitos da situação.
Mesmo tendo enfrentado(5) uma recessão, caracterizada pelo desempenho negativo do PIB por dois semestres seguidos, e de sofrer forte pressão por mudanças no câmbio, o governo sustentou a política econômica.
(Adaptado de Estado de Minas, Editorial, 19/02/2010)
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
Comentário: Há erro de grafia no item relativo à na assertiva C. Conforme estudamos nas lições acerca do emprego das consoantes, quando a palavra primitiva for composta por vogal + sufixo “-TIR”, emprega-se “SS”. Vejam:
admitir, admissão;
demitir, demissão;
repercutir, repercussão.
Na questão, o erro deveu-se ao deslocamento inadequado da consoante “r”:
“repecuRssões”. Entretanto, o correto é “repeRcussões”.
Vale chamar a atenção de vocês, também, para uma temática que será vista em aulas futuras: o emprego do acento grave indicativo de crase. No item 4, há dois elementos: o termo regente “combate”, e o termo regido “inflação”. Conforme estudaremos em momento oportuno, veremos que o substantivo “combate” rege emprego da preposição “a”. Por sua vez, o nome “inflação” admite a anteposição do artigo definido feminino “a”, acarretando a fusão entre esses dois elementos, denominada crase: “combate à inflação”. Veremos isso mais detalhadamente no decorrer de nosso curso.
Gabarito: C.