

Questão Comentada de Coesão Textual
1. Gripado, penso entre espirros em como a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas. Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe que disseminou pela Europa, além do vírus propriamente dito, dois vocábulos virais: o italiano influenza e o francês grippe. O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava “influência dos astros sobre os homens”. O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper, isto é, “agarrar”. Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.
RODRIGUES, S. Sobre palavras.Veja, São Paulo, 30 nov. 2011.
Para se entender o trecho como uma unidade de sentido, é preciso que o leitor reconheça a ligação entre seus elementos. Nesse texto, a coesão é construída predominantemente pela retomada de um termo por outro e pelo uso da elipse. O fragmento do texto em que há coesão por elipse do sujeito é:
(A) “[...] a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas.”
(B) “Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe [...]”.
(C) “O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava ‘influência dos astros sobre os homens’.”
(D) “O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper [...]”.
(E) “Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.”
Resposta correta: letra E
Questões Propostas de Coesão Textual
1. Relacione as informações das colunas da direita e da esquerda de forma a construir
um período. A seguir, explicite a relação semântica estabelecida. Observe o exemplo.
(A) Não confi o em Mariazinha. Não sei... ( ) ...porém não se deixou abater.
(B) O combustível está no fi m... ( ) ...embora tenha tentado muito.
(C) Tire a roupa do varal... (A) ...nem quero saber da vida dela.
(D) Pedro não venceu... ( ) ...se pudesse ter outra vida.
(E) Não consegui guardar segredo... ( ) ...que a chuva está chegando.
(F) Ela seria feliz... ( ) ...portanto, temos de abastecer.
A – Não confio em Mariazinha. Não sei nem quero saber da vida dela. (adição)
B – ________________________________________________________________________
C –________________________________________________________________________
D – ________________________________________________________________________
E – ________________________________________________________________________
F – ________________________________________________________________________
2. Utilize-se de conectores para articular as frases de cada bloco abaixo em um só período.
a) O fogo é, paradoxalmente, um importante regenerador de matas naturais. (idéia principal)
O fogo destrói a matéria orgânica necessária à formação do humo do solo. (adversidade em relação à oração principal)
O fogo elimina o excesso de material combustível acumulado no chão. (causa em relação ao 1° item).
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) As plantas não eram exatamente iguais às atuais. (ideia principal)As condições ambientais da Terra eram outras. (tempo em relação à oração principal)Parentes distantes das plantas de hoje embelezavam a paisagem. (adversidade em relação ao 1° item).
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Colocando em prática o que você aprendeu, tente estabelecer o sentido do texto abaixo. Para tanto, você terá de ordená-lo, ou seja, acrescente entre parênteses o número do parágrafo a que corresponde cada um dos quatro grupos abaixo. Essa ordenação garantirá ao texto as relações
coesivas adequadas e, portanto, a unidade de sentido que se almeja.
( ) A possibilidade de retomar crescimento acelerado, com juros muito mais baixos e com fi rme elevação da taxa de investimento, pode abrir novas perspectivas para tal crescimento.
( ) Não há no mundo sistema socioeconômico tão desigual, com nível de renda per capita semelhante ao nosso: o crescimento pífio produziu mobilidade social descendente, queda do emprego formal e explosão da informalidade.
( ) Mas se um crescimento rápido viabiliza a expansão da renda e do emprego formal, como é sabido pela nossa experiência nos anos 70, ele não garante a distribuição mais abrangente de benefícios.
( ) Isso, combinado com a sustentação de juros reais elevadíssimos no circuito da dívida pública, agravou ainda mais a concentração de renda (tornando efêmeros os ganhos distributivos da estabilidade monetária).
(Luciano Coutinho - Crescer, mas com eqüidade).
A ordem obtida foi:
a) (1) (3) (4) (2)
b) (1) (4) (3) (2)
c) (2) (1) (4) (3)
d) (2) (1) (3) (4)
e) (3) (1) (4) (2)


