top of page
Curso de Língua Portuguesa
Módulo 1
Aula 8 - Pontuação (Emprego da Vírgula)
Ancora 1
Conteúdo da Aula

gramática da Língua Portuguesa

Aula 08

Vídeos Complementares
Âncora 2
Questões Comentadas

Questões Comentadas de Emprego da Vírgula

1. (ESAF-2012/MDIC) Os trechos a seguir constituem um texto adaptado do Editorial de O Globo de 20/3/2012. Assinale a opção correta quanto ao emprego dos sinais de pontuação.


a) Estudo recente de uma instituição americana, mostra que, em termos da produtividade do trabalho, estamos atrás da Argentina, do Chile, do México, do Uruguai, do Peru e da Colômbia, para citar apenas algumas nações sul-americanas.  Superamos apenas a Bolívia e Equador.
b) O aumento da escolaridade, foi um passo à frente, pois os jovens estarão mais aptos ao aprendizado necessário, a um bom desempenho em suas profissões e atividades do que as gerações anteriores.
c) Porém, para se nivelar aos parâmetros, até mesmo, da maioria dos países do continente, o Brasil, terá de andar bem mais rápido.
d) O país já se encontra em um estágio no qual os saltos de produtividade não ocorrerão sem investimentos mais expressivos. Além de equipamentos, automação e outras ferramentas da tecnologia, parte desses investimentos precisará estar voltada para os recursos humanos.
e) É recente (menos de vinte anos) um envolvimento mais vigoroso do poder público, nesse esforço, para qualificar os recursos humanos disponíveis. Até então, a iniciativa partia de instituições privadas ou das empresas, muitas vezes agindo de maneira isolada.


Comentário: O emprego correto dos sinais de pontuação é encontrado na assertiva D. A vírgula inicial indica a antecipação da locução denotativa “Além de equipamentos, automação e outras ferramentas da tecnologia”.


E quais os erros das demais opções? Vejamos.

A) Esta opção está errada, pois não se emprega vírgula entre o sujeito "Estudo recente de uma instituição americana" e a forma verbal "mostra".
B) Percebam, logo no início da frase, a separação entre o sujeito "o aumento da escolaridade" e o verbo de ligação "foi". E, como ensinam as lições gramaticais, não se separa sujeito de verbo.
C) Na parte final, há um gritante erro: o verbo "ter" tem por sujeito "O Brasil". E, como observado no item A, não se separa sujeito de verbo.
E) Não deve haver vírgula entre o substantivo "envolvimento" e seu complemento nominal "nesse esforço".


Gabarito: D.


2. (ESAF/MDIC) Em relação à pontuação do texto, assinale a opção incorreta.


O tempo em que o sistema financeiro apresentava sérios problemas e em que os clientes dos bancos sofriam pesadas perdas pertence ao passado. Hoje, quando o sistema financeiro mundial passa por graves problemas, o do Brasil é brilhante exceção. Missão conjunta do Fundo Monetário Internacional – FMI e do Banco Mundial − Bird, depois da avaliação do nosso sistema financeiro, concluiu que ele é estável, com baixo nível de riscos e evidente capacidade de amortizá-los numa eventualidade. O Relatório de Estabilidade Financeira que o Banco Central – BC acaba de divulgar justifica amplamente a avaliação dos dois organismos internacionais. A explicação de como nosso sistema evoluiu da fase dos problemas para a estabilidade atual deixa raízes, num primeiro momento, numa forte concentração dos estabelecimentos, que, reunindo recursos importantes e desenvolvendo toda uma engenharia para atrair mais recursos, puderam atravessar diversas fases delicadas. O papel do Banco Central foi decisivo.
(Adaptado do Editorial de O Estado de S. Paulo de 23/3/2012)


a) As vírgulas após “Hoje”(l.2) e após “problemas”(l.3) isolam oração subordinada anteposta à principal.
b) As vírgulas após “que”(l.11) e após “recursos”(l.12) isolam oração subordinada de gerúndio.
c) A vírgula após “estável”(l.6) isola elementos de uma enumeração.
d) As vírgulas após “raízes”(l.10) e após “momento” (l. 10) isolam adjunto adverbial intercalado na oração principal.
e) As vírgulas após “− Bird”(l.5) e após “financeiro” (l. 5) isolam adjunto adverbial intercalado em oração subordinada.


Comentário: A questão foi anulada por apresentar duas opções incorretas: (A) e (E). O erro da assertiva (A) está em afirmar que as vírgulas “isolam oração subordinada anteposta à principal”. Notem que o adjunto adverbial deslocado “Hoje” pertence à estrutura da oração principal “Hoje (...) o do Brasil é brilhante exceção”.

Portanto, o enunciado correto da opção deveria “isolam oração subordinada intercalada à principal”.
Por sua vez, o erro da assertiva E está em afirmar que o segmento “depois da avaliação do  nosso sistema financeiro” está intercalado em oração subordinada.
Entretanto, esse segmento, que desempenha a função de adjunto adverbial de tempo, está isolado na oração principal “Missão conjunta do Fundo Monetário Internacional (...) concluiu”: “Missão conjunta do Fundo Monetário Internacional – FMI e do Banco Mundial − Bird, depois da avaliação do nosso sistema financeiro, concluiu que ele é estável...”.
As demais opções estão corretas.


Gabarito (após os recursos): Anulada.

Questões Propostas de Emprego da Vírgula

1. Marque a alternativa que corresponde ao uso correto da vírgula neste texto: "Marta queria comprar biscoitos mas não encontrou nenhum no mercado. Resolveu levar chocolates balas e sorvetes para saciar sua vontade de doces mas também não os encontrou."

a) Marta queria comprar biscoitos, mas não encontrou nenhum no mercado. Resolveu levar chocolates balas e sorvetes para saciar sua vontade de doces, mas também não encontrou.

b) Marta queria comprar biscoitos, mas não encontrou nenhum no mercado. Resolveu levar chocolates balas e sorvetes, para saciar sua vontade de doces, mas também não encontrou.

c) Marta queria comprar biscoitos, mas não encontrou nenhum no mercado. Resolveu levar chocolates, balas e sorvetes, para saciar sua vontade de doces, mas também não encontrou.

d) Nenhuma das alternativas. O exemplo está correto.

 

2. "Ontem vesti duas blusas, duas calças, uma meia grossa, cachecol e gorro". Nesta frase, utilizamos a vírgula porque:

a) Na oração existem termos com a mesma função sintática (na frase, substantivos).

b) Porque é necessário uma pausa para respirar.

Separamos por vírgula os elementos que possuem número (na frase, "duas" blusas, "duas" calças, “uma” meia).

d) Todos os termos são apostos, pedindo vírgula obrigatória.

 

3. "Senhora, não pode entrar naquela sala, é só para funcionários". A vírgula aqui é empregada para evidenciar dois casos. Assinale a alternativa que corresponde a estes casos:

a) As duas vírgulas vem para introduzir uma frase de valor explicativo.

b) A primeira vírgula vem para evidenciar o aposto e a segunda vem para chamar atenção para uma explicação, nenhuma sendo obrigatória.

c) A primeira vírgula vem para dar uma pausa necessária no início da frase e a segunda vem para introduzir uma frase que evidencia o motivo de não poder entrar na sala.

d) A primeira vírgula vem para isolar o vocativo e a segunda vem para introduzir uma frase que evidencia o motivo de não poder entrar na sala.

 

4. Quanto às orações coordenadas, é correto afirmar que:

a) Sempre pedirão vírgula para separá-las.

b) Sempre pedirão vírgula para separá-las, exceto quando estiverem ligadas pela conjunção "e".

c) Não devem ser separadas nem por vírgulas, exceto quando estiverem ligadas pela conjunção "e".

d) Não devem ser separadas por vírgulas, mas somente pelas conjunções.

 

5. Marque a alternativa onde a vírgula está INCORRETAMENTE aplicada:

a) Recebeu o troco e voltou para casa, mas descobriu que o bolso estava furado.

b) O vento estava tão forte, que arrancou as telhas.

c) Estava escrevendo o livro, o qual já tinha muitas páginas.

d) Depois daquele dia, nunca mais voltou àquela loja.

 

6. Indique a alternativa em que, ao retirarmos as vírgulas, o sentido da frase não se altera:

a) Marta caminhava pela rua, calma.

b) Aquele garoto, revoltado, não parava de reclamar com a secretária.

c) Maria, Gabriela e Joana foram ao shopping.

d) Os técnicos virão amanhã, e o problema será solucionado.

 

7. Se pegarmos a frase "Aquele garoto, revoltado, não parava de reclamar com a secretária" e tirarmos a vírgula, ficaremos com "Aquele garoto revoltado não parava de reclamar com a secretária". Qual é a mudança de sentido que ocorre quando retiramos a vírgula?

a) A mudança ocorre através da falta de pausa que nos faz entender que o garoto está revoltado.

b) A mudança ocorre através do novo sentido que a frase ganha: com vírgula, entendemos que é um garoto que está revoltado; sem vírgula, pensamos que o garoto é uma pessoa revoltada.

c) Não há mudança de sentido. A frase continua a mesma.

d) A mudança traz uma frase que não atende às regras gramaticais, pois precisamos ter pelo menos uma vírgula nas frases.

 

8. Em qual alternativa a vírgula é empregada corretamente?

a) Vamos usar o computador, assim que você formata-lo.

b) A chuva estava tão forte, que inundou a rua.

c) Quando era menino, ouvia muitas histórias.

d) Estava lá naquela terra, isto é no país dele.

 

9. Em frases como "Senhora, pode entrar" e "Zé, o garçom daquele bar da esquina, se demitiu", temos dois termos: o vocativo e o aposto. Em relação ao aposto e vocativo:

a) A vírgula não deve ser utilizada.

b) O emprego da vírgula é feito para isolar e dar uma pausa no texto escrito, mas seu emprego não é obrigatório.

c) O emprego da vírgula é obrigatório para separar a explicação que o aposto traz e para separar os nomes introduzidos pelo vocativo.

d) O emprego da vírgula é opcional, mas quando é usada, vem para separar a explicação que o aposto traz e para separar os nomes introduzidos pelo vocativo.

 

10. Termo que modifica adjetivo, verbos e advérbios, o adjunto adverbial vem para indicar uma circunstância. Em alguns casos a vírgula vem para isolar esse termo. Marque a alternativa em que ocorre esse isolamento.

a) Hoje de manhã, encontrei alguns amigos na academia.

b) Encontrei alguns amigos na academia, hoje de manhã.

c) A maioria dos meus amigos viajam, durante as férias.

d) Encontrei alguns amigos hoje de manhã, na academia.

 

11. Em algumas das frases abaixo as vírgulas foram retiradas em outras, a vírgula não pode ser empregada. Identifique a alternativa que corresponde aos casos onde a vírgula NÃO deve ser empregada.

a) "Aquelas pessoas que devem ao banco não podem mais pedir empréstimos" e  "Ontem à noite ela me disse que seriamos demitidos".

b) "Zé garçom há vinte anos naquele bar quer um aumento" e "O Maracanã que é o estádio mais famoso foi reformado"

c) "Nós comunicamos a decisão do chefe" e "A chuva estava tão forte que inundou a rua"

d) "Aquelas pessoas que devem ao banco não podem mais pedir empréstimos" e "A chuva estava tão forte que inundou a rua".

 

12. Qual destas frases está correta?

a) Ela me disse hoje de manhã que o professor não viria.

b) Minha empregada foi para a Cidade Maravilhosa, isto é, o Rio de Janeiro.

c) Aquele homem reclamou tanto, que precisaram chamar a polícia para acalma-lo.

d) Da próxima vez, começarei mais cedo, e pedirei ajuda, pois é difícil, fazer sozinho.

Avaliação Final da Disciplina

Instruções para realizar a avaliação:

1) No canto inferior direito, clique em "Cartões". Clique em cada cartão para ver a resposta. Essa parte servirá como revisão do conteúdo da disciplina (opcional).

2) Ao final da apresentação, clique em "Aprender" para exercitar e fixar o conteúdo .

3) Clique em "Avaliar" para fazer a avaliação, incluindo todos os itens do teste (obrigatório).

4) Ao final da avaliação, clique em "Imprimir" para gerar um arquivo da avaliação com a sua nota.

5) Enviar o  arquivo em PDF, em anexo,  para avaliacao.cegesp@gmail.com 

 

Instruções para o envio do e-mail

1) Colocar o título do e-mail da seguinte forma:

Nome Completo - AP - Nome da Aula - Nome da disciplina

Onde AF é a abreviação de Avaliação Final da Disciplina

Observação: não enviar para contato@cegesp.com.br ou para contatocegesp@gmail.com, pois as avaliações enviadas para esses emails não serão computadas para o cálculo da média final, sendo atribuída a nota zero para a avaliação enviada para outro e-mail.

Optamos por esse tipo de procedimento/controle, porque ficará mais fácil tanto para @ cursista quanto para a equipe pedagógica acompanhar a entrega das avaliações.

Desejamos boa sorte na avaliação!

CEGESP – CENTRO DE ESTUDOS EM GESTÃO PÚBLICA

Setor de Autarquias Sul, Quadra 04, Lotes 9/10, Bloco A, Edifício Victoria Office Tower, CEP 70.070-938.  CNPJ n° 19.779.846/0001-08.

WhatsApp (C. Pedagógico): (61) 99132-8762

site: www.cegesp.com e www.cegesp.com.br

email: contatocegesp@gmail.com 

© 2014 - 2024. Todos os direitos reservados.     Desenvolvido por CEGESP

bottom of page